Paper Excellence e as florestas do futuro

Paper Excellence: O respeito à natureza e o desenvolvimento caminham juntos.

Paper Execellence
Paper Execellence

A engenharia florestal expandiu muito os conceitos de natureza. O Canadá, por exemplo, é uma das grandes referências mundiais em criar novas áreas verdes. A existência de grandes áreas áridas foi um incentivo ao desenvolvimento de técnicas avançadas, em especial por causa do frio, que dificulta o surgimento de ecossistemas. Isso sem falar nos parques urbanos: só na cidade de Vancouver são 180 espaços verdes disponíveis para a população.

A ideia de planejar florestas favorece a preservação da fauna e flora nativa dos países. Para evitar que retiremos recursos da natureza, nós criamos os nossos próprios recursos, as florestas sustentáveis: fontes de fibra vegetal que se renovam. Dessa forma é possível produzir energia limpa e renovável, e produtos derivados da fibra vegetal, sem que isso cause danos às nossas áreas verdes.

Tão importante quanto a preservação de nossas florestas é também o estímulo à atividade econômica que leve em consideração a geração de emprego e renda, especialmente para as comunidades locais e os povos tradicionais. A FAO estabelece a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social como duas ideias complementares, já que são as populações locais que retirarão da floresta o seu sustento, ao mesmo tempo que serão os seus guardiões.

Qualidade técnica

A prática de florestas sustentáveis garante uma maior responsabilidade da produção, já que são espaços planejados por técnicos, que levam em consideração o respeito a características específicas (como clima, solo, produtos usados) dos ciclos naturais dos cultivos. Também são calculados os impactos sociais e ambientais gerados pela produção, o que possibilita ações de compensação e cooperação entre setor produtivo, povos tradicionais e a natureza.

Nesse cenário, os órgãos de Estado e organizações internacionais têm um importante papel de fiscalizar a execução desses sistemas. Existe, inclusive, todo um universo de padrões internacionais estabelecidos por organizações técnicas isentas, que garantem a preservação de biomas e suas espécies vegetais e animais na produção de produtos derivados de papel e celulose.

Combate ao desmatamento ilegal

As florestas cobrem ⅓ de toda a área terrestre do planeta, e abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre. No entanto, um campo de futebol é desmatado ilegalmente a cada minuto na Amazônia, como mostram levantamentos de satélites de 2019. Esses desmatamentos são causados por organizações geralmente envolvidas também com grilagem de terras e trabalho escravo em seus campos de produção.

Desde que a ideia de Florestas Sustentáveis começou a ser discutida nos anos 90, nós diminuímos a exploração predatória, ou seja, aquela na qual a preocupação com a natureza e o desenvolvimento social estão abaixo do lucro. Mesmo assim, ainda hoje esse setor ilegal existe, e continua devastando as regiões onde sua permanência é permitida e/ou tolerada. Algumas técnicas ilegais envolvem a derrubada de áreas com correntes amarradas em tratores, que desperdiçam recursos e ameaçam a fauna local.

O uso sustentável das florestas combate o consumo desequilibrado de nossos recursos naturais. Isso porque ao criar padrões para a produção legal, são estabelecidas sanções econômicas e civis que aumentam os riscos da atividade ilegal. Além disso, o fortalecimento de comunidades locais através do seu desenvolvimento econômico aumenta a proteção das áreas verdes, uma vez que a defesa desses espaços é também a defesa de seu sustento.

Na construção das florestas do futuro!

Como uma das maiores produtoras de celulose e papel do Mundo, a Paper Excellence lidera uma grande frente pelas florestas no futuro: 100% da matéria prima da empresa é proveniente de florestas sustentáveis. Isso quer dizer que estão fora dessa cadeia as produções de fontes ilegais que violam a cultura local e os direitos humanos, além de práticas erradas de manejo das florestas. Também excluímos de nossos padrões o uso de árvores geneticamente modificadas (os transgênicos).

As fábricas ao redor do mundo empregam 13,5 mil pessoas direta e indiretamente, integrando comunidades tradicionais e povos indígenas no desenvolvimento regional, e movimentando $ 5 bilhões para a economia do Canadá e da França. Além disso, todo ano a Paper Excellence planta mais de 6 milhões de mudas de árvores.

Toda essa cadeia obedece a padrões internacionais estabelecidos por certificações de terceiros, como o Forest Stewardship Council, o Programme for the Endorsement of Forest Certification e o Sustainable Forestry Initiative. Isso garante a seriedade e a isenção na adoção da prática de florestas sustentáveis.

A nossa prática é a prova de que a atividade econômica pode estar aliada da preservação do meio ambiente. Nosso foco deve ser no combate ao desmatamento ilegal, que prejudica a sociedade e natureza como um todo. Queremos continuar a preservar o meio ambiente e gerar desenvolvimento para todos na construção das florestas do futuro.

Siga a Paper Excellence em outros canais sociais:

Site: https://www.paperexcellencebrazil.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/paperexcellence_br/
Twitter:
https://twitter.com/PExcellenceBR
Pinterest:
https://br.pinterest.com/PaperExcellenceBR/

Soundcloud: https://soundcloud.com/paperexcellencebr

Facebook: https://www.facebook.com/paperexcellencebr/

Medium: https://medium.com/@paperexcellencebr

Written by

Medium oficial da Paper Excellence no Brasil

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store