Paper Excellence: Contra as mudanças climáticas, a favor da mudança humana

Como organizações como a Paper Excellence podem contribuir para o futuro?

Image for post
Image for post

Na Itália, geleiras são embrulhadas em grandes lençóis nos Alpes para proteger a neve do calor que vem aumentado. Não por acaso, 2020 registrou novo recorde de calor no mundo pela segunda vez consecutiva, segundo o Programa Copernicus, da União Europeia. Ao mesmo tempo, recentemente uma enorme nuvem de gafanhotos — estimada em 40 milhões de insetos — surgiu no Paraguai destruindo lavouras locais, e posteriormente migrando para a Argentina, com sérias chances de atingir o Brasil. Os fenômenos podem ter relação com o aquecimento global, e preocupam todos os setores da sociedade, inclusive nós da Paper Excellence.

O aquecimento global já não é mais apenas uma teoria que circula entre ambientalistas: a ciência tem provado que a terra está ficando mais quente, e diversos fenômenos já estão comprovadamente ligados aos impactos da ação humana, tendo como principal fonte o Gás Carbônico (CO2) emitido pelo uso de combustíveis fósseis.

Em um estudo sobre mudanças climáticas da ONU, a entidade aponta que as emissões humanas de dióxido de carbono terão que cair 45% até 2030, em relação aos níveis de 2010, e zerar até 2050.

O que já perdemos

Mesmo que o Acordo de Paris seja cumprido, e a humanidade consiga manter o aquecimento do planeta em 2ºC, ainda assim nós teremos consequências que não serão possíveis de reverter, como por exemplo a projeção de falta de água para mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, a acidificação dos oceanos irá afetar praticamente toda a vida marinha, levando a morte da maior parte dos peixes.

Isso porque estamos levando em consideração que as metas do acordo serão cumpridas. Mas o contexto político e econômico no qual estamos inseridos indicam o contrário. Os EUA recentemente anunciaram sua saída do tratado internacional, alegando não poder cumprir com as metas, e tendo em seu presidente Donald Trump um dos maiores críticos dos esforços para evitar o aquecimento global, chegando até mesmo a negar a sua existência.

Se os piores cenários do aumento do calor no mundo se confirmarem, teremos fenômenos jamais experienciados por humanos na terra, como enormes ondas de fome e migração, especialmente no continente africano, onde esses fatores já são graves hoje. Ecossistemas inteiros serão modificados, com possibilidades como a extinção das abelhas, e a proliferação de mosquitos e doenças como a Dengue.

É por isso que a Paper Excellence acredita que os setores públicos e privados ao redor do mundo devem ter o compromisso de alterar os modelos econômicos que experienciamos hoje, desincentivando essas velhas práticas e priorizando modelos que sejam sustentáveis a longo prazo, tanto do ponto de vista social quanto ambiental.

A Paper Excellence se orgulha de contribuir para as mudanças que visam amenizar os impactos dos efeitos climáticos. Desde 1990, eliminamos quase 2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa através da modernização de projetos e fechamento de serrarias velhas e ineficientes. Isso equivale à emissão de 500 mil carros permanentemente.

Além disso, 81% da energia consumida pela Paper vem de energias renováveis como a biomassa, que utiliza restos de fibras vegetais descartados em sua produção, garantindo menor desperdício de resíduos, e uma fonte de fácil substituição. A queima de biomassa provoca menor liberação de dióxido de carbono na atmosfera, já que o plantio de árvores consome o CO2 para transformá-lo em Oxigênio.

As mudanças climáticas estão acontecendo, e nossa maior missão com as gerações futuras é mudar antigas práticas. O processo não é fácil, e depende de muitos investimentos não só em ciência, mas também na economia e na educação. Mas com os setores da sociedade conscientizados e mobilizados, a mudança é possível.

Siga a Paper Excellence em outros canais sociais:

Site: https://www.paperexcellencebrazil.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/paperexcellence_br/
Twitter:
https://twitter.com/PExcellenceBR
Pinterest:
https://br.pinterest.com/PaperExcellenceBR/

Soundcloud: https://soundcloud.com/paperexcellencebr

Facebook: https://www.facebook.com/paperexcellencebr/

Medium: https://medium.com/@paperexcellencebr

Written by

Medium oficial da Paper Excellence no Brasil

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store