O Papel de Cada Um e da Paper Excellence na crise do Coronavírus

A responsabilidade de empresas em um grande desafio da humanidade

Image for post
Image for post

Desde o primeiro caso registrado de aparecimento do Coronavírus na China, quase 14 milhões de pessoas foram infectadas no mundo inteiro por uma das mais agressivas pandemias das quais se tem registro. O momento vivido pela humanidade é histórico, e tem afetado todos setores da sociedade: a população, o poder público, e o setor privado, como a Paper Excellence.

Sem dúvidas, um do fatores que mais chamam a atenção é a velocidade com a qual a doença se espalhou, revelando não só as limitações do nosso conhecimento científico, como também demonstrando a nossa inabilidade em lidar com uma doença que afetou muita gente, especialmente as populações mais vulneráveis, como idosos e doentes crônicos, assim como as famílias de baixa renda.

Prova disso são as grandes taxas de mortes nas periferias dos centros urbanos, onde a maioria dos afetados são negros e pardos majoritariamente mais pobres. No Brasil, a taxa de letalidade entre negros e pardos foi de 55%, contra 38% entre pessoas brancas. A desigualdade também se manifesta pelo nível de educação que as pessoas têm, tendo em vista que a chance de pessoas sem escolaridade falecerem é três vezes maior do que entre pessoas com ensino superior.

A atual situação de pandemia do Coronavírus nos mostra então que precisamos mudar muita coisa se quisermos não só superá-la, como também evitar que estejamos preparados para os próximos desafios que serão enfrentados pela humanidade, tanto em termos de estrutura, como também de conhecimento.

Saúde e educação

Todos os esforços que estão dando resultado no atual combate ao Coronavírus estão ligados com dois setores muito importantes da sociedade: a saúde e a educação.

Levando-se em consideração que uma das linhas de frente mais importantes do enfrentamento da atual situação é desempenhado pelos profissionais da saúde, ficou muito claro o quão importante é o acesso a serviços voltados para cuidar de vidas. Tanto assim que ao redor do mundo todo os países correram para construir hospitais de campanha, tendo em vista o aumento da demanda por estruturas que pudessem atender aos casos mais graves da doença.

Já do ponto de vista do conhecimento, a ciência foi a principal resposta que tivemos, e não para avançar na busca por soluções contra o vírus, por meio de desenvolvimento de vacinas e remédios. O pensamento científico também é importante na conscientização da população sobre os riscos e cuidados que devem ser adotados nessa nova realidade que alterou o cotidiano de praticamente todos no planeta, como o isolamento social.

É preciso então que toda a sociedade dedique mais de seus recursos e esforços para aumentar a qualidade e a amplitude com que os serviços de saúde e educação são oferecidos, levando-se em consideração as desigualdades sociais.

A nossa responsabilidade

A Paper Excellence está comprometida com sua responsabilidade para com a sociedade, e tem se posicionado ativamente na construção dessa nova realidade. Por isso desenvolveu o programa “O papel de cada um“, visando o bem estar de todos os brasileiros, em especial de todos envolvidos em sua cadeia de produção.

A primeira medida adotada foi assegurar que todos os colaboradores da empresa adotassem medidas de segurança nas rotinas de trabalho das fábricas e escritórios, com o uso de equipamentos de segurança como as máscaras, assim como a esterilização de espaços coletivos.

Outro investimento importante foi a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para hospitais e máscaras de proteção para população. Um exemplo disso foi a doação de R$ 1 milhão em equipamentos a hospitais e profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; ou a doação de itens de EPIs ao Lar São Vicente de Paulo, organização filantrópica localizada em São Miguel Arcanjo (SP) que ampara idosos em situação de risco social ou de vulnerabilidade pessoal. Para viabilizar as doações de forma mais rápida e incentivar a ativação da economia brasileira, a empresa fez questão de adquirir produtos de fabricação nacional.

Mais recentemente, a Paper fechou uma parceria com o Sebrae/MS e com a Aclams (Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul) a fim de capacitar costureiras para confecção de máscaras com tecido antiviral. O objetivo é promover geração de renda para artesãs que foram afetadas pelo fechamento do comércio e feiras de artesanato devido à pandemia.

Sabendo também do papel que a educação tem no fortalecimento desse novo mundo, a Paper financia dezenas de bolsas de estudo por ano, para que os jovens possam ter maior protagonismo na construção do nosso futuro.

Para superarmos os desafios é fundamental que cada um tenha consciência do seu papel na sociedade.

Siga a Paper Excellence em outros canais sociais:

Site: https://www.paperexcellencebrazil.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/paperexcellence_br/
Twitter:
https://twitter.com/PExcellenceBR
Pinterest:
https://br.pinterest.com/PaperExcellenceBR/

Soundcloud: https://soundcloud.com/paperexcellencebr

Facebook: https://www.facebook.com/paperexcellencebr/

Medium: https://medium.com/@paperexcellencebr

Written by

Medium oficial da Paper Excellence no Brasil

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store